Aqui vai uma boa notícia para os amantes da moda do carro branco: a prefeitura de São Paulo anunciou que a partir deste ano os táxis da cidade deverão usar uma faixa quadriculada em volta do carro, número de registro e identificação da frota adesivados na carroceria (clique aqui para abrir um esboço com o novo padrão de táxi para São Paulo).

Desde 1988 os táxis paulistanos são identificados apenas pelo "luminoso" no teto e a placa vermelha

Com isso, a cidade de São Paulo voltará a contar com táxis (mais) padronizados, assim como já ocorre em quase todas as cidades do Brasil e em quase todo o mundo. A iniciativa tem a finalidade de facilitar a identificação de um veículo que oferece o serviço, algo muito criticado principalmente pelos turistas, além de qualquer usuário poder identificar e denunciar táxis que cometem infrações ou simplesmente não aceitam corridas.

Como já era de se esperar, os taxistas não gostaram da medida. Segundo o presidente do sindicato da categoria, os táxis paulistanos são muito bem identificados: “Tem o luminoso em cima, a placa vermelha. A população sabe o que é um táxi”, disse Natalício Bezerra da Silva. Nesse ponto ele está certo: qualquer paulistano sabe como é o táxi! O que ele esqueceu é que a cidade é visitada por milhões de turistas anualmente e que não se habituaram à “discrição” dos carros brancos de São Paulo.

Novo padrão de táxi para São Paulo

Em cidades como Rio de Janeiro ou Porto Alegre, os táxis recebem uma pintura especial inconfundível (amarelo limão com azul na capital carioca e laranja com preto na capital gaúcha). No caso de São Paulo, a prefeitura padronizou o branco em 1988, o que praticamente eliminou a cor do catálogo dos veículos particulares.

Segundo o jornal A Folha de São Paulo, a atual moda do carro branco (principalmente em modelos luxuosos) teria sido um dos principais motivos da medida adotada pela prefeitura. Os consumidores da nova moda adorou a ideia, visto que qualquer um poderá escolher o branco sem ser confundido com um táxi na maior cidade do país.

Peugeot 3008 Branco

Mustang GT300 Branco

Compartilhe

    Comentários

    comments

    Tags: