Contar com um bom seguro de automóvel irá deixar definitivamente você bem tranquilo se se envolver em um acidente, pois ele poderá reembolsar os prejuízos para consertos de carros de outras pessoas que estiverem envolvidas. Mas se você precisar arrumar o seu veículo, é importante saber que você precisa pagar por uma taxa para a seguradora, a Franquia.

Como funciona a franquia determinada

Essa é uma taxa diferenciada, o que é um valor obrigatório que o seguro cobra para consertar o seu carro. Caso você escolha uma franquia de R$ 1 mil reais, por exemplo, o seguro deverá cobrir apenas consertos que custem mais do que R$ 1 mil reais. Caso você possa se envolver em um acidente é importante fazer um bom orçamento em algumas oficinas para que possa descobrir se irá poder utiliza a sua franquia ou não.

Na hora de assinar o seu contrato, você poderá ainda escolher todos os valores e se terá uma franquia diferenciada de forma normal ou mesmo reduzida.

Como funciona com relação a franquia normal

A franquia normal é onde você paga menos no seguro e deixa a franquia com um valor um pouco maior. Ou seja, com uma franquia maior, você poderá conseguir acionar a seguradora apenas em algumas batidas que gerem danos maiores nos automóveis.

Como funciona a franquia reduzida

No caso da franquia reduzida, você deverá imaginar que irá precisar de um seguro com uma maior frequência, por isso procure escolher uma franquia que tenha um valor menor para poder acionar o seguro por mais outras vezes.

Existe uma dica interessante, pois se você não costuma utilizar seguro ou irá  contratar pela primeira vez, é importante se gastar bem menos para proteger o seu veículo.

Em caso de perda total você não paga pela franquia.

São duas as situações consideradas de perda total, caso eu veículo for roubado e não for encontrado ou se acontecer um acidente a um ponto de não ter recuperação. Nestas situações, as seguradoras são obrigadas a devolver o valor do veículo sem cobrar por um pagamento de franquia por exemplo.

É importante ainda se ficar de olho, já que a seguradora deverá considerar apenas perda total quando temos um valor de conserto igual ou maior do que 75% do valor de seu carro no mercado naquele momento.

Saiba mais sobre o seguro

Os valores de franquia estão sempre disponibilizados na apólice de seguros contratados. A partir dos casos em que prejuízos causados acontecem por causa de um acidente e não superem estes valores, os pagamentos de consertos deverão ser de uma responsabilidade dos segurados, não cabendo de forma alguma da seguradora arcar com este tipo de indenização.

Em outras palavras, podemos citar que temos uma coparticipação dos segurados nos valores de orçamentos. A partir do momento que o veículo sofre alguns danos parciais a seguradora poderá arcar com os custos de reparos. Nesta situação o segurado participa assumindo uma parte dos custos também, tudo isto precisa ser levado em conta na hora de contratar um seguro auto.

Be Sociable, Share!

Comentários

comments