Após anunciar o lançamento da nova picape S10, a Chevrolet promoveu essa semana um test-drive com a versão LTZ 2.4 (flex) com câmbio manual no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, interior de São Paulo para apresenta-la aos jornalistas. Seja no circuito de asfalto ou de off-road, a S10 mostrou-se evoluída em relação ao antigo modelo.

Os quase 17 anos que separam a primeira versão para a S10 2012 impedem, aliás, qualquer comparativo. Mas não foi na evolução que os engenheiros e designers da Chevrolet pensaram durante o seu desenvolvimento! O foco ficou todo voltado para seus concorrentes e principalmente na Toyota.

Comparativo da S10 2012 e seus principais concorrentes

Com exceção da dianteira, que foi inspirada na grade padrão da fabricante, a S10 possuem grandes semelhanças na lateral (Toyota Hilux) e na traseira, com a lanterna na (Volkswagen Amarok). Em um primeiro momento, é possível confundir a S10 com as outras duas, dependendo do seu ângulo de visão.

Traseira da S10 2012

A cabine da Chevrolet S10 2012 é outro ponto favorável em relação à Hilux. Há boa ergonomia, comandos à mão, painel de instrumentos agravável e de boa leitura e acabamento de qualidade em grande parte do que se pode ver e tocar. Destaque para o ar-condicionado que é fácil de operar (a Hilux possui essas qualidades, mas há algum tempo eles perderam o aspecto de novidade).

“Antigamente o consumidor aceitava barulho e até mesmo poeira dentro da cabine de uma picape, que era um veículo estritamente comercial. Hoje ele busca o conforto de um automóvel.”

Gustavo Colossi, diretor de rafaelr3g da GM do Brasil.

Interior da Chevrolet S10 2012

Pensando nesse novo público, a Chevrolet S10 2012 se junta à Volkswagen Amarok como as mais bem-sucedidas picapes do mercado que, aliás, foi iniciada pela rival Toyota Hilux. O aumento de torque (de 21,9 para 24,1 kgfm) garante à S10 2012 boa desenvoltura, ignorando a morosidade que um veículo desse tamanho sugere.

O câmbio possui engates fáceis, mas continua com a trepidação intensa da alavanca característica do modelo. A suspensão se mostrou bastante estável no asfalto, mesmo que guiada de maneira abusiva, mas ganhou um ponto negativo por deixar o veículo balançar demais para os padrões de uma picape quando o piso era irregular.

Nova Chevrolet S10 2012

Na versão a diesel o motorista encontrará uma picape mais prazerosa de dirigir: torque abundante, câmbio automático de trocas suaves e suspensão mais macia. Até agora bem distante das rivais em dirigibilidade, a S10 2012 deverá se tornar uma das referências. Uma das estratégias utilizadas para trazer a picape de volta à liderança do mercado foi criar uma campanha que apelasse para a tradição e, ao mesmo tempo, emocional (Assista aqui o comercial da S10 2012).

Chevrolet S10 2012 (cabine simples)

No lançamento mundial da S10 2012 (Colorado em outros mercados), em outubro do ano passado, na Tailândia, a Chevrolet apresentou também a versão de cabine estendida, porém a fabricante não tem a intenção de trazer o modelo aqui, visto que a diferença de preço entre ela e a cabine dupla é muito pequena. Confira abaixo o preço para todas as versões da nova Chevrolet S10 2012.

Preço de todos os modelos da Chevrolet S10 2012

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