Os donos de veículos paulistas já podem consultar o calendário do IPVA de 2012. Assim como ocorre todo ano, os contribuintes podem pagar o imposto em cota única logo em janeiro, recebendo um desconto de 3% no valor ou parcelar em três vezes, respeitando as datas previstas no calendário de acordo com cada final de placa.

O seguro obrigatório, conhecido também como DPVAT, deverá ser pago em janeiro, independente da forma de pagamento do imposto. A Secretaria da Fazenda informou que estará enviando os avisos de vencimento já nessa segunda quinzena de dezembro, lembrando que os mesmo são apenas um aviso e não servem como guia de recolhimento ou mesmo um boleto. Consulte abaixo o calendário para pagamento do IPVA de acordo com o final da placa do seu veículo.

Automóveis, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus e Moto e Similares

Calendário do IPVA para automóveis

Caminhões

Calendário do IPVA para caminhões

Para efetuar o pagamento do IPVA 2012, basta o contribuintes procurar qualquer agência bancária ou uma unidade do Poupa Tempo (serviço do governo de São Paulo) munido do documento do veículo ou código do RENAVAN (Registro Nacional de Veículo Automotor). No caso de utilizar as instituições bancárias, o recolhimento pode ser feito pela internet, terminais de auto atendimento (caixa eletrônico) ou no guichê de caixa.

Para os casos de veículos zero km comprados, o contribuinte pode ter o mesmo benefício do pagamento à vista. Para receber os 3% de desconto, basta efetuar o pagamento do IPVA até o quinto dia útil contado a partir da emissão da Nota Fiscal de compra.

Calcule o IPVA do seu veículo

Para poder calcular o IPVA 2012 referente ao seu veículo, basta inserir o valor do mesmo (de acordo com a tabela Fipe) e da alíquota na tabela abaixo conforme o exemplo. No estado de São Paulo, os veículos movido a gasolina e bícombustíveis (flex), possuem alíquota de 4%. Veículos movidos a etanol contribuem com 3%. Os automóveis utilitários de cabine simples (cabine dupla paga 4% de IPVA), ônibus, microonibus e motocicletas recolhem 2% do valor venal. Os caminhões pagam apenas 1,5% de IPVA sobre o valor venal do mesmo.

Compartilhe

    Comentários

    comments

    Tags: